top of page
Buscar

6 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO NO ENSINO A DISTÂNCIA.

A proliferação do novo Coronavírus obrigou as escolas a suspenderem as aulas, levando mais de 47,8 milhões de crianças e jovens a se afastarem da escola.

Esse novo cenário, incomum e inesperado, trouxe desafios para toda a comunidade escolar e para as famílias. Por isso juntamos aqui dicas de como você pode acompanhar, orientar e colaborar com o aprendizado dos seus filhos em casa durante esse período de quarentena.




​1. Garantir que a carga horária seja cumprida

No início do ano letivo, os coordenadores pedagógicos e os professores criam planos de aula, com base naquilo que foi definido no Projeto Político Pedagógico (PPP) e outros documentos de diretrizes da escola. A ideia é que para cada série exista um planejamento do que será abordado e de quais atividades serão necessárias para alcançar o aprendizado ideal para aquela faixa etária. As tarefas programadas possuem diferentes graus de complexidade e têm tempos distintos de execução. Tudo é um grande quebra-cabeça para montar um fluxo de conteúdo coerente e adequado. Ou seja, a carga horária faz parte desse planejamento e deve ser mantida também em casa, conforme as orientações dos nossos educadores e coordenadores. 



2. Perguntar e verificar as atividades realizadas

Uma dica simples para acompanhar isso é perguntar todos os dias para os estudantes o que eles aprenderam durante as aulas e quais tarefas realizaram. É válido também olhar, mesmo que rapidamente, as atividades efetuadas – até mesmo para verificar se aquilo está dentro do esperado no tocante à qualidade e adequação à idade da criança ou do jovem. Apenas deve-se observar que a ideia com essa prática não é exercer uma cobrança excessiva que pode acarretar o rápido desinteresse do aluno pelo estudo. O tom deve ser de demonstrar interesse com a rotina deles.



3. Ajudar a identificar dúvidas dos filhos em casa


A execução desse tópico já será um grande passo para esta sugestão: colocar-se à disposição para ajudar. Demonstrar interesse por aquilo que seu filho está aprendendo dá abertura para que você possa colaborar com sua educação. Caso não saiba tirar uma dúvida, dê o suporte necessário para que a criança ou o jovem identifique a dificuldade que está enfrentando e solicite ajuda ao professor, no nosso colégio as dúvidas estão sendo tiradas através do nosso aplicativo. 



4. Manter contato com a escola

Embora as aulas estejam suspensas, o nosso colégio continua com a estrutura administrativa e equipe de gestores em atividade, mesmo que de maneira remota. Ou seja, nosso colégio está disponível para auxiliar nesse momento conturbado. Portanto, mantenha contato para se informar sobre novas diretrizes dos órgãos competentes e mudanças no planejamento das aulas a distância, e também para sanar dúvidas sobre como proceder com o estudo dos seus filhos em casa. Tudo isso pode ser feito via APP CCET.



5. Incentivar consumo de outros conteúdos

Outra maneira de colaborar com o bom andamento do processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos em casa, é incentivar o consumo de conteúdos variados, que extrapolem aqueles disponibilizados pela escola. Para isso, por exemplo, você pode oferecer livros que tenha em casa ou procurar por obras disponíveis gratuitamente na internet. Você pode também pesquisar por séries, filmes e documentários relacionados aos assuntos estudados (por isso a importância de acompanhar o que está sendo visto) para complementar o aprendizado. A rotina fica ainda mais atrativa e descontraída com jogos educativos, os quais hoje em dia são encontrados para todas as plataformas, seja no computador, seja no celular. É possível ainda viajar sem sair de casa, pois diversos museus, exposições e até pontos turísticos possuem tours virtuais.



6. Descansar, brincar e praticar atividade física com os filhos em casa

Assim como na escola, o período de estudo com os filhos em casa deve prever momentos de descanso, para que as fadigas mental e física não comprometam a assimilação de informações. Além disso, sabemos que as crianças são fontes inesgotáveis de energia, portanto, elas devem ter em sua rotina momentos para brincar e praticar exercícios físicos, que as mantenham saudáveis de corpo e mente.



Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram CCET
  • Facebook CCET
  • Youtube CCET
bottom of page