Buscar

8 DICAS DE COMO SE PREPARAR E ESTUDAR PARA O ENEM.

O tão aguardado Exame Nacional do Ensino Médio – Enem foi adiado. Com isso, os alunos do “Terceirão” ganharam mais tempo para estudar para a prova. E nada mais propício do que aproveitar este período de isolamento social para ficas ainda mais preparado.

Entre as habilidades fundamentais para este momento, os candidatos irão precisar exercer muita dedicação e persistência. Além disso, o apoio da família é essencial. Afinal, esse incentivo contribui para que o aluno não perca o foco do objetivo maior. 

Pensando nisso, separamos 8 dicas para ajudar nossos alunos que desejam ter um ótimo desempenho no exame. Então, se você é um candidato ao Enem, continue lendo este post. Caso você seja pai ou mãe de candidato, também confira as dicas e ajude seu filho a se sair bem na prova!




1. Estabeleça um cronograma  


O aluno deve definir dias e horários em que irá estudar para o Enem.

Nesse planejamento, é importante incluir também os momentos em que as matérias da escolaserão estudadas. Tempo definido para dormir, para o lazer e para fazer atividades físicas também deve constar nesse cronograma.



2. Defina um local de estudos 


Um ambiente adequado é muito importante para o sucesso nos estudos. Sendo assim, defina o local da casa em que poderá estudar. É importante que nesse espaço não haja muito barulho para a melhor concentração do aluno. Objetos que causam distração como celular e TV também devem ser retirados do local.



3. Descubra qual é o seu estilo de aprendizado 


Você sabia que cada pessoa possui um estilo de aprendizagem? Os especialistas afirmam que existem três tipos de aprendizado, são eles: auditivo, visual e cinestésico.  Vale explicar que os estudantes do perfil visual tendem a aprender melhor por meio de videoaulas, ilustrações e textos, pois têm uma memória fotográfica. Já as pessoas do estilo auditivo gravam melhor o conteúdo por meio de áudios. Então, os podcasts, por exemplo, podem ser ótimas escolhas para os estudos. Quem se enquadra no tipo cinestésico, por sua vez, gosta de colocar a mão na massa. 



4. Pratique a Redação


Treinar para a redação é fundamental para quem deseja ter êxito no Enem. Por isso, é essencial escrever vários textos com assuntos diferentes e nos moldes exigidos no Enem. Vale também ler bastante sobre assunto e gêneros distintos, desde livros até artigos e reportagens. Dessa forma, o aluno conseguirá construir um bom repertório e, assim, ter argumentos sólidos para escrever na prova.



5. Faça simulados 


Testar os conhecimentos é importante para que o candidato saiba o que consolidou em termos de aprendizado. Dessa forma, nada melhor do que fazer muitos simulados.



6. Refaça as provas 

É interessante que o aluno refaça as provas, pois assim, será possível consolidar ainda mais o que já tinha aprendido. Além disso, essa é uma forma de o estudante averiguar o que conseguiu avançar nos conteúdos que tinha mais dificuldade.



7. Respeite seu próprio tempo  

É essencial também que o aluno respeite seu próprio tempo para aprender. Isso porque cada pessoa possui características que as tornam únicas. Então, querer se encaixar no padrão de outro aluno pode acabar trazendo apenas frustrações. Nesse sentido, é preciso, por exemplo, evitar comparações com os colegas de classe. Sendo assim,o autoconhecimento é fundamental.



8. Anote os erros e os acertos 

Além de fazer simulados, é importante que o aluno anote quais questões acertou e quais questões errou. Assim, será possível traçar um “diagnóstico” sobre os conhecimentos obtidos. A partir disso, o estudante poderá enxergar melhor o que precisa estudar mais e o que realmente já absorveu em termos de aprendizado. Com esse “diagnóstico” em mãos, é hora de aprofundar mais nos estudos daqueles conteúdos que ainda não compreendeu.  



#efigeniatobias #souccet #blogccet

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram CCET
  • Facebook CCET
  • Youtube CCET