top of page
Buscar

A importância da amizade na infância

Amigos são parte fundamental das nossas vidas. E, que boa notícia, saber que essa parte pode (e deve!) começar bem cedinho. A amizade na infância com outras crianças de mesma idade é super importante para o bom desenvolvimento. Essa troca faz com que a criança se identifique com o outro e se reconheça através da interação. Além disso, abre espaço para as habilidades interpessoais essenciais para a vida coletiva, como a construção de relacionamentos, a convivência, a lealdade, a confiança, a empatia, entre outras.

Conforme as crianças crescem, a amizade em geral, ganha camadas mais estáveis. Isso possibilita maior apoio emocional, coleguismo e compartilhamento. Também motiva conversas mais amplas e mais profundas, diversão e até mesmo o movimento físico.



  • Quais os benefícios da amizade na infância?

As crianças que têm pelo menos um amigo próximo, em geral, melhoram suas capacidades de comunicação. Além da forma de encarar problemas e resolver conflitos. As relações de amizade são interessantes pois ensinam a criança a lidar com sentimentos bons. Ao passo que possibilitam o contato com competitividade, desavenças e diferentes opiniões, questões que as ajudarão a encarar de forma mais assertiva todas as relações futuras. Ou seja, até os conflitos são importantes e contribuem para uma formação sólida. O interessante é que as desavenças entre amigos são, em geral, mais facilmente resolvidas do que as desavenças com colegas e pessoas não próximas. Isso acontece pelo interesse em manter a relação, o que aumenta a probabilidade de resolução.



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram CCET
  • Facebook CCET
  • Youtube CCET
bottom of page