top of page
Buscar

Como os pais podem contribuir para um ambiente escolar mais seguro:

A segurança escolar é uma preocupação constante de pais, professores e gestores escolares. Além de medidas de segurança adotadas pela escola, os pais também podem contribuir para a manutenção de um ambiente seguro. Confira algumas dicas de como os pais podem ajudar a manter a escola um ambiente seguro atuando com seus filhos em casa:



  • Supervisione o celular e os pertences do seu filho com frequência:

É importante que os pais acompanhem as atividades dos filhos nas redes sociais e no celular, verificando as mensagens e as fotos. Isso ajuda a identificar possíveis problemas ou riscos, como o cyberbullying, e a agir rapidamente para prevenir danos maiores.


  • Converse sobre a rotina escolar com seu filho:

Manter um diálogo aberto com o filho sobre a rotina escolar é importante para saber o que está acontecendo na escola. Pergunte sobre as aulas, os professores e as atividades extracurriculares.


  • Pergunte sobre os colegas de seu filho:

É importante conhecer os amigos e colegas de seu filho, e saber com quem ele está convivendo. Converse sobre os amigos do seu filho, sobre as atividades que eles fazem juntos e sobre os locais que frequentam. Isso ajuda a identificar possíveis riscos e a tomar medidas preventivas.


  • Promova conversas sobre redes sociais e divulgação de ideias em grupos do WhatsApp:

É importante que os pais orientem os filhos sobre o uso responsável das redes sociais e dos grupos de WhatsApp. Explique os perigos da divulgação de informações pessoais, fotos e vídeos comprometedores, e os riscos de discussões acaloradas em grupos de WhatsApp.


  • Não se omita caso identifique irregularidades:

Se os pais identificarem alguma irregularidade ou problema na escola, não se omitam. É importante procurar a direção da escola, os professores ou as autoridades competentes para solucionar o problema. Se necessário, procure ajuda de profissionais da área de psicologia ou assistência social para ajudar a criança ou adolescente envolvido.



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram CCET
  • Facebook CCET
  • Youtube CCET
bottom of page