Sistema Objetivo de Ensino

Fundado em 1965, o Centro Educacional Objetivo é hoje a maior instituição de ensino do Brasil, atuando no âmbito da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio e da preparação para os vestibulares. Esta posição foi conquistada graças ao constante aprimoramento e ao compromisso de oferecer um ensino de qualidade, capaz de formar cidadãos preparados para interagir com a comunidade e o meio ambiente em que estão inseridos.

 

Para atender a proposta de ensino do Colégio Cristão Efigênia Tobias, sem comprometer a qualidade de ensino, é preciso dispor de uma infra-estrutura completa e eficiente. O material didático do Sistema Objetivo de Ensino é prático, com informações claras e abrangentes, contando com um alto padrão de qualidade gráfica.  O professor conta, ainda, com o auxílio permanente do Departamento de Apoio Pedagógico para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo das aulas ou sobre a metodologia. O Colégio  Cristão Efigênia Tobias tem ao seu dispor todos os instrumentos necessários para oferecer educação de qualidade aos seus alunos.

Descrição do material didático:

Educação Infantil

IMG_0681.jpeg

Os materiais didáticos da Educação Infantil estão pautados no respeito à criança e seu desenvolvimento. Por isso, as propostas trabalham situações adequadas a cada faixa etária, sem antecipar etapas. A ideia é permitir que o aluno questione, reflita, interaja, discorde e responda às solicitações com liberdade – independentemente de resolver as tarefas conforme esperávamos ou não –, porque temos a certeza de que a criança é capaz, desde cedo, de se expressar com autonomia e independência.

Fund. I

A coleção didática do Sistema Objetivo para os anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1.o ao 5.o ano) parte da concepção de que, nos dias atuais, não é mais possível considerar o processo de ensino- aprendizagem como mera transferência de informação. É preciso ir além: criar condições para que o aluno assuma um papel ativo na construção do conhecimento e seja também um produtor do saber.

Da mesma forma, é preciso garantir que o professor atue como mediador desse processo: ele deve ter a capacidade de empoderar seus alunos, de modo que as crianças aprendam de maneira progressivamente autônoma; precisa estimular o pensamento reflexivo e a capacidade analítica dos objetos de conhecimento vinculados a seus contextos de uso real.

Fund. II

_MG_0775.JPG

A proposta da coleção dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6.o ao 9.o ano) é dar suporte ao desenvolvimento de uma metodologia de ensino-aprendizagem em que haja o predomínio da experimentação, da descoberta e da coautoria na construção do conhecimento.

A ênfase está no percurso de aprendizagem a ser empreendido pelos alunos, e não apenas nos seus resultados. No Colégio Cristão Efigênia Tobias, consideramos que o aprendizado é mais significativo quando o aluno atua como protagonista, ou seja, assume um papel ativo e mobiliza habilidades cognitivas para explorar e descobrir novos conhecimentos. Nesse processo, a criança incorpora novos saberes e também amplia o conhecimento que tem de si própria e da realidade como um todo. Assim, criamos condições para uma atuação social mais consciente.

Ensino Médio

_MG_0627_edited.jpg

A coleção didática do Ensino Médio está atualizada para atender à reforma nesse nível de ensino, conforme prevê a Lei n.o 13.415/2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O chamado Novo Ensino Médio está estruturado de forma progressiva, ao longo de três anos: em 2021, a adequação foi na 1.a série; em 2022, na 2.a série; em 2023, será na 3.a série. Dessa forma, conseguiremos oferecer a Formação Geral Básica (FGB) e também os chamados Itinerários Formativos previstos pela nova legislação que rege esse segmento.

O conteúdo programático do Ensino Médio está pautado no desenvolvimento de habilidades e no aprofundamento do conhecimento das disciplinas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  • Instagram CCET
  • Facebook CCET
  • Youtube CCET