Buscar

5 APLICATIVOS DE LEITURA INFANTIL DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL.

As crianças nascidas no século 21 têm contato cada vez mais cedo com equipamentos digitais, como os smartphones e os tablets. Embora seja importante para as famílias fazer o controle desse uso, que facilmente pode se tornar excessivo e até nocivo, há recursos educativos muito bons para crianças e jovens, e entre as novidades digitais destacamos nesse post os aplicativos literários que estão disponíveis para download e podem incentivar a criação do hábito de leitura desde cedo.

Quando se fala sobre literatura clássica especificamente, introduzir grandes obras aos menores de forma lúdica é um convite para que eles possam interpretá-las e aprender com todo o repertório linguístico e histórico que têm a oferecer.

Além disso, esses aplicativos contribuem com a educação de valores de quem ainda dá seus primeiros passos. Por isso, conheça a seguir 5 aplicativos literários para ler em família!


POR QUE LER É IMPORTANTE?


Antes de falar dos aplicativos de leitura, é essencial entender o porquê é importante ler desde bem cedo.

Ao ter estímulos de leitura em casa, o seu filho vai ser exposto a um maior vocabulário. Isso irá ajudá-lo no processo de alfabetização e a desenvolver melhor a comunicação. A leitura estimula também a criatividade, já que os livros nos levam a imaginar cenários e realidades.

Além disso, a leitura ajuda a criança a lidar com as diferenças e a ter empatia pelo próximo. Isso ocorre, uma vez que as histórias contam sobre situações muitas vezes distintas da realidade em que a criança está inserida.


APLICATIVOS DE LEITURA


Como falamos, a tecnologia pode e deve ser usada para estimular a leitura das crianças. Por isso, listamos 5 aplicativos de leitura que podem ser utilizados em tablet ou celular. Certamente, eles poderão transformar a relação dos seus filhos com os livros. Confira!



1. Kindle


Quem já está familiarizado com os livros digitais, certamente já ouviu falar do aplicativo Amazon Kindle. O aplicativo permite fazer a compra de

e-books e realizar as leituras no tablet ou celular.

O Kindle entrega ótimas ferramentas para melhorar a experiência de leitura e personalizá-la, como ajustes de tamanho de texto, brilho da tela e escolha de cor de fundo. Além disso, conta com dicionários que auxiliam as crianças a compreenderem palavras que desconhecem. 

O app do Kindle é gratuito está disponível para dispositivos iOS e Android.




2. Leiturinha Digital


O Leiturinha Digital tem curadoria da equipe Leiturinha, que também trabalha com assinaturas de kits de livros para crianças. O aplicativo oferece opções de livros e vídeos para crianças de 0 a 12 anos.

Com uma seleção atualizada que reúne milhares de alternativas, é possível salvar livros para leitura off-line e gravar suas histórias com as crianças para que elas possam ouvi-las e assisti-las depois. Uma ótima opção entre os aplicativos literários para dar os primeiros passos rumo à literatura. 

O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play.




3. Bamboleio


O Bamboleio é um aplicativo que oferece leitura integral via streaming e conta com o melhor da literatura infantil.

Os livros são divididos por categorias e o aplicativo pode ser encontrado gratuitamente nas lojas da Apple e Google Play.




4. PlayKids Stories - Livros Infantis 


O PlayKids Stories — Livros Infantis é uma verdadeira biblioteca digital para crianças entre 4 e 10 anos. Ao todo, seu acervo conta com mais de mil livros.

Além de clássicos da literatura infantil e também algumas histórias recentes, o aplicativo fornece livros didáticos, como National Geographic e Blue Apple Books.

O aplicativo está disponível para iOS e Android e pode ser adquirido por meio de uma assinatura.




5. Pequenos Grandes Contos


O aplicativo Pequenos Grandes Contos funciona como um livro digital. Ele reúne três contos — Bem Agasalhados, A Árvore do Urso e Feliz Natal. Ao longo de cada um, a criança pode interagir com tudo o que é narrado pelo app.

O aplicativo está disponível para iOS e pode ser adquirido no App Store.




Já escolheu quais aplicativos vai usar para ler junto com seu filho nessa quarentena? Temos a certeza que eles serão um grande aliado para incentivar a leitura dos pequenos!



#efigeniatobias #souccet #blogccet

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram CCET
  • Facebook CCET
  • Youtube CCET